Rainha de Katwe

janeiro 24, 2021

 


Olá! Depois de um tempo sem fazer nenhuma resenha nova, hoje vou falar sobre um livro que me deixou completamente apaixonada principalmente por ser uma história real. Rainha de Katwe foi lançado em 2016 por Tim Crothers, e aqui no Brasil foi publicado pela editora Harper Collins Brasil.

O livro conta a história de Phiona Mutesi, uma adolescente de 16 anos que vive com sua mãe e irmãos pequenos na favela de Katwe, em Uganda, África. A menina e sua família passam por muitas dificuldades financeiras assim como a grande maioria das famílias que vivem no mesmo lugar e as crianças precisam trabalhar para ajudar em casa. Muitas delas não frequentam a escola por causa dessa necessidade.

Com a chegada do professor Robert katende, que coordena um projeto que leva xadrez a todas as periferias da África, a realidade de Phiona e de muitas crianças daquele lugar começam a mudar.  Apesar de toda a timidez que ela possui e também da resistência dos colegas de projeto que não aceitam que uma menina suja, que não fala muito e que não é muito sociável faça parte das aulas, ela cede aos pedidos do professor que desde o primeiro contato percebe sua habilidade. O  que nenhum deles esperava, inclusive Robert é que ela se tornasse a maior representante do país em competições de xadrez graças ao seu talento e inteligência. 

 Uma das coisas que me chamou mais atenção no livro foi o quanto a sociedade africana deixa as mulheres à margem. O preconceito criado em torno de uma jogadora brilhante de xadrez foi evidenciado no livro até mesmo entre as crianças que participavam do projeto onde os meninos não aceitavam perder para as meninas e isso era motivo de uma cobrança enorme entre eles e muitas vezes a derrota era usada como uma maneira de desmoralizar uns aos outros. Resolvi fazer uma pesquisa sobre o papel da mulher na sociedade africana e descobri que em abril de 2020 uma mulher era assassinada a cada três horas somente na África do Sul. Em quase todos os casos isso acontecia somente pelo fato da vítima ser mulher. Quando a gente traz essa realidade para a história do livro, é possível perceber que a tarefa de Phiona de se afirmar como a melhor jogadora de xadrez do país foi muito difícil pois além de todas as dificuldades financeiras e falta de incentivo, ela era mulher, periférica e marginalizada. O livro me trouxe muita força, traz um sentimento de que tudo é possível basta querer mas também nos deixa muito tristes porque a gente percebe que a igualdade de gêneros e a equidade ainda está muito longe de se tornar real. Nós mulheres temos um caminho enorme a nossa frente para nos sentirmos seguras em nossos locais de trabalho, na rua, nas escolas e inseridas na sociedade como um todo.

  O filme foi inspirado nesse livro e está disponível na Netflix e no Disney +. Lembrando que foi a Disney que transformou o livro em filme e por isso ele está disponível nessa plataforma de streaming. Vou deixar o link para quem quiser fazer o download do livro em PDF e também para comprar online. Sei que muitos têm dificuldade com a leitura em PDF e acho válido dar mais opções. Aproveitem a leitura e se puderem assistam o filme que é mais do que inspirador. Beijos e até a próxima!


Download em Pdf 💓

Comprar o livro 💰



You Might Also Like

2 comentários

  1. Nossa não conhecia esse livro e olha que amor ler, achei interessante também por ser uma história real ,e o que as mulheres africanas passam por lá, realmente é livro bom para ler e refletir!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images