M8 - Quando a Morte Socorre a Vida

março 18, 2021

 


Olá! Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou fazer uma resenha sobre um filme que assisti semana passada e que está disponível na Netflix. O nome do filme é "M8 - Quando a Morte Socorre a Vida". Ele é um filme nacional que conta a história de Maurício, um estudante de medicina da Universidade Federal de Medicina do Rio de Janeiro. Maurício é negro e a única referência que tem é a mãe, técnica de enfermagem que faz serviço de home care. Durante a sua primeira aula de anatomia ele demonstra desconforto ao manusear cadáveres para estudo, principalmente o utilizado pelo seu grupo, denominado de M8.

A partir daí a história se desenrola com a tentativa de Mauricio juntamente com seus amigos de descobrir a origem do cadáver para que ele possa ter um enterro digno e não ser enterrado como indigente, que é o destino de todos os cadáveres da instituição. Acontecem outras tramas durante o filme que aborda bastante a questão do preconceito racial e da diferença social entre os alunos da universidade e o rapaz. No filme também existe um contexto religioso utilizando uma das religiões de matriz africana que tem papel importante na continuidade da história, já que ele começa a ter visões do rapaz morto em vários momentos.

Não sou muito fã do cinema nacional, mas devo admitir que M8 me surpreendeu bastante pela intensidade com que aborda assuntos tão importantes como a questão racial. É um bom filme para entender a segregação que acontece dentro das universidades públicas do país, instituições que deveriam receber basicamente pessoas de baixa renda oriundos de escola pública, mas que na verdade precisam batalhar por essas vagas com alunos de instituições particulares, diga-se de passagem, muito bem preparado para os vestibulares em uma concorrência desigual. Não sei se todo mundo que assistir ao filme vai ter a mesma impressão que eu tive mas foram essas as maiores considerações que eu consegui fazer quando comecei a analisar a história. Claro que existe também a crítica social que é muito forte, mas essa questão da educação foi a que mais me pegou, talvez pela minha formação e pelo meu trabalho. Ser estudante de universidade pública nesse país realmente é um desafio, principalmente se for um curso concorrido como medicina.

Não vou conseguir deixar o link aqui para vocês assistirem, mas ele está disponível na Netflix como eu disse no início da resenha e pelo que eu pude descobrir fazendo algumas pesquisas, a série é baseada em um livro que logo mais eu vou tentar encontrar e disponibilizar para download para vocês. Até lá fica a indicação para vocês darem uma conferida no filme e se quiserem deixar aqui nos comentários o que vocês acharam fiquem à vontade!

Beijos e até a próxima


You Might Also Like

4 comentários

  1. Oii, amei o nome do seu blog rs, eu ainda não tinha visto esse filme, gosto de indicações assim, depois vou dar uma procurada no trailer.

    Um beijo 💕
    cisssy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Pode assistir que vale muito a pena. Um beijo

      Excluir
  2. Achei super bacana a premissa do filme e as considerações que ele traz, mas agora que sei que tem um livro, acho que prefiro lê-lo antes de conferir a adaptação cinematográfica. Gostei bastante da sua resenha e fico feliz que o cinema nacional esteja agradando.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie! Eu também preferia ter lido o livro antes mas só soube da existência dele depois de ver o filme.
      Obrigada por visitar! Beijos

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images