O Gambito da Rainha

março 12, 2021

 


Olá pessoal!

 Essa é a primeira vez aqui no blog que eu vou falar sobre uma série e não sobre um livro. A série escolhida para a resenha dessa semana é O Gambito da Rainha, que foi lançada em 2020 e está disponível na Netflix.

 A série conta a história de Beth Harmon, uma menina órfã que é um verdadeiro prodígio no xadrez. Depois de viver alguns anos em um orfanato, Beth é adotada e usa sua paixão pelo jogo para melhorar a própria vida e a da mãe adotiva. O grande problema é que a menina, durante a sua estadia no orfanato ficou viciada em tranquilizantes e isso se torna um grande problema quando aos 22 anos ela começa a jogar xadrez profissionalmente. No início a série pode parecer confusa porque é complicado relacionar o nome à história, mas aos poucos você compreende que o título se trata na verdade de uma jogada muito utilizada no xadrez e que na linguagem dos jogadores significa "rasteira".

 A questão da dependência em medicamentos é tratada na série de maneira bem aberta. Em muitos momentos vemos a menina melhorar o próprio desempenho depois de tomar os comprimidos, mas também vemos o quanto o vício poderia ter acabado com a carreira dela. Todas as questões conflitantes que foram abordadas como o suicídio, as drogas e uma família conturbada fazem com que a série se torne envolvente do início ao fim fazendo com que o telespectador queira sempre saber o que vai acontecer no próximo episódio. Não é complicado de acompanhar porque até agora só tem disponível uma temporada com 07 episódios e isso faz com que não se torne maçante.

 Eu particularmente assisti em uma semana e só não terminei antes por ter compromissos de trabalho, e não foi nenhum martírio assistir todos os episódios pelo contrário, fiquei triste quando acabou e rezando para ter uma próxima temporada. Dia 01 de Março de 2021 foi realizado o Globo de Ouro e a série ganhou dois prêmios, sendo um deles o de melhor atriz para Anya Taylor-Joy que interpreta Beth no drama. Só a nível de informação e para não fugir da nossa regra de ter sempre um livro para indicação, a série é baseada na obra homônima de Walter Tevis que foi lançada em 1983. Mais para frente vou tentar trazer uma resenha sobre o livro falando sobre as diferenças entre as duas produções. De imediato, deixo aqui a dica dessa maravilhosa série que me surpreendeu de maneira positiva e me fez ter vontade de aprender xadrez algum dia. Ainda dá tempo né?!

Espero que assistam e gostem tanto quanto eu. Beijos e até a próxima!


You Might Also Like

8 comentários

  1. História curiosa e bem interessante, sou fascinada por livros e séries .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa me surpreendeu bastante.
      Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  2. Olá Querida, Tudo bem?
    Eu adoro esse séria, muito interessante:)
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Karina e com você?
      Muito obrigada pela visita ta! Um super beijo

      Excluir
  3. Eu gostei tanto de assistir essa serie que fiquei com vontade de aprender xadrez

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    nossa fiquei bastante anima em assistir, prefiro series do que filmes ou livros...acho que eu levaria um tempo para entender do que se trata pelo simples fato de não ser fã de xadrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais de livros Laysla mas a série realmente é maravilhosa.
      O xadrez também não sei mas eu gostaria.
      Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images